08/09/2014 (Pessoal estou colocando a data, pois não estou conseguindo escrever e publicar exatamente no dia que acontece)
Dia de ir na minha médica, claro que é necessário estar tranquila para esperar, infelizmente a minha médica demora muito no atendimento e os atrasos são constantes.
A médica olhou o ultrassom e disse que está tudo ok, e deu início ao meu Cartão de Pré-Natal, neste cartão constam todas as informações para o acompanhamento da gestação.
Ao sair do consultório fui direto ao Posto de Saúde tomar a vacina h1n1, pois este ano ainda não tinha tomado.
Importância da vacinação para as Gestantes
A imunização antes e durante a gestação protege a mulher contra doenças potencialmente graves, proporcionando ainda resistência a infecções intra-uterinas e imunização passiva ao recém-nascido, sendo transmitida também pelo leite materno. A transferência de anticorpos materno para o feto ocorre ao longo de toda a gestação, atingindo seu ápice nas quatro e seis semanas finais.
A gestante inclui-se no grupo de risco para as complicações da infecção pelo vírus da influenza, e pode desenvolver diversas doenças preveníveis por vacinas, como hepatite B, difteria, tétano, coqueluche e meningite.
Mas será que a gestante pode tomar a vacina em qualquer idade de gestação?
A resposta é SIM, como será utilizada a vacina que não contém o adjuvante, essa vacina é indicada para qualquer idade gestacional. A vacina que contém o adjuvante só poderia ser administrada a partir do 2o. trimestre da gravidez.
O Ministério da Saúde optou, por vacinar a gestante somente com a vacina sem adjuvante por dois motivos:
- para não atrapalhar a operacionalização da vacinação
- para evitar que qualquer intercorrência na gestação de mulher inadvertidamente vacinada antes do 2o. trimestre da gravidez com a vacina que contém o adjuvante viesse a ser atribuída à vacina.
Nenhum comentário:
Postar um comentário