Não vemos a hora de começar a sentir os movimentos do Felipe, dizem que quando é a primeira gravidez, começamos a sentir entre 18 e 20 semana.
Porém eu já tenho sentido um pouco, a noite quando estou deitada e o Nelson fala com o Felipe, já sinto algo diferente na minha barriga, com certeza é o nosso pequeno fazendo bagunça com o papai.
Só quero ver quando começar a dar os famosos chutes, de tanto que o papai fala com ele, vai fazer festa na minha barriga :)
Mas o que será que os bebês ficam fazendo dentro da barriga?
Através de ultrassons é possível ver que os bebês a cada fase da gravidez, fazem algo, pois os movimentos começam muito antes de nós mamães começarmos a sentir. Para comprovar isto já teve ultrassom que fiz que o Felipe estava fazendo a minha barriga de gangorra, pulava muito, no penúltimo ele até deu tchauzinho... ownnnn... fofo demais.
Estudos dizem que:
- Entre 7 e 8 semanas, os movimentos gerais se iniciam, como viradas de lado e aqueles movimentos involuntários que parecem sustos.
- Por volta de 9 semanas, o bebê já tem soluços, balança uma perna ou um braço por conta própria, consegue chupar e engolir.
- Com 10 semanas, ele flexiona e vira a cabeça, traz as mãos até o rosto, abre a boca e se estica.
- Com 11 semanas, a graça é bocejar.
- Com 14 semanas, o bebê movimenta os olhos.
- Entre 15 e 20 semanas, o bebê vai crescendo, a sensação para a mãe muda e agora é a hora da mamãe começar a sentir trancos e chutes, que vão ficando cada vez mais fortes.
Porém não pense que o bebê se mexe o tempo inteiro, como todo mundo, tem horas que ele só quer mesmo é descansar e dormir.
- Entre 20 e 24 semanas, a partir de agora a atividade do bebê começa a aumentar e durante o dia, os chutes e cambalhotas começam a ficar mais intensos.
- Entre 24 e 28 semanas, nesta fase a mãe começa a notar os soluços, isto explica os pulinhos que começamos a sentir de vez em quando. Nesta fase o saco amniótico contem 750 ml de líquido, o que permite uma maior movimentação para o bebê. É nesta fase também que você poderá perceber a reação do bebê a barulhos altos.
- Entre 29 e 31 semanas, o bebê começa a fazer movimentos mais definidos e menos bruscos, afinal agora está ficando um pouco mais contido pelas paredes da sua barriga.
- Com 32 semanas, a atividade do bebê chega ao auge, depois desta semana vai começar uma diminuição de movimentos, o que é normal, devido a diminuição de espaço dentro do útero.
- Cerca de 36 semanas, é provável que nesta semana o bebê irá assumir a sua posição definitiva no útero, normalmente de cabeça para baixo. Isso é mais provável de acontecer quando é a primeira gestação, pois os músculos do útero e abdome vão ajudá-lo a ficar no lugar. Se você já ficou grávida antes, os músculos não são tão firmes e o bebê poderá continuar mudando de posição até a data do parto.
Os principais movimentos desta fase são cotoveladas, chutes e joelhadas, as vezes dolorosos quando acertar a costela :)
- Entre 36 e 40 semanas, o bebê está crescendo e as cambalhotas vão ficando menos frequentes, o que é super normal, afinal o espaço está cada vez menor e mais apertado. A esta altura o bebê já deve estar acomodado na bacia, pronto para vir ao mundo. É nesta fase que a pressão vai para os músculos pélvicos, o que pode tornar um pouco mais difícil o simples ato de sentar. Porém pode ficar mais fácil respirar ou comer, já que os pulmões e o estômago estarão menos espremidos.