quarta-feira, 26 de novembro de 2014

Participação do papai na gestação

Nas minhas leituras, no site Baby Center encontrei 10 dicas para o papai colaborar na gestação, irei comentar cada uma delas, assim no futuro o Felipe vai saber como papai foi durante a gestação dele :)

1. Seja paciente - sua parceira está vivendo um período muito louco, alternando sentimentos de alegria e preocupação o tempo todo. Além disso, os hormônios da gravidez provocam enormes mudanças de humor.
Diante de tanta variação, se ela sair da gargalhada para o choro em questão de minutos, tente ser paciente e lembrar que isso não dura para sempre.

É realmente super importante o apoio do Nelson, ele é super paciente e toda vez que estou triste, na mesma hora ele tenta colocar um sorriso no meu rosto, quando estou preocupada ele não cansa de me dizer que tudo dará certo.


2. Seja carinhoso - à medida que o corpo de sua parceira muda e os sintomas da gravidez se intensificam, é possível que ela se ache menos atraente. Cabe a você ajudá-la a se sentir tão amada e desejada quanto antes. Faça elogios, seja fisicamente carinhoso e leve-a para passeios a dois.

Não tenho nem o que falar sobre todo o carinho que o Nelson me dá, querendo ou não a gente fica mais do que encanada com o corpo, será que voltaremos ao que éramos, ou não. No meu caso, eu já estava acima do peso, com isso não canso de escutar todo mundo dizendo que a minha barriga está enorme, isso me deixa ainda com mais medo do pós parto, mas enfim, o Nelson só me ajuda a digerir tudo isso e me coloca pra cima sempre.

Esta sou eu (no meu caso barrigona)


3. Seja interessado - pergunte o que ela está sentindo e vá às consultas e ultrassons do pré-natal quando puder. Quanto mais você demonstrar que estão juntos nesta fase, mais tranquila ela vai se sentir. Esse acompanhamento próximo da gestação também ajuda você a criar elos com o bebê.

Nelson é suuuuuper interessado com a gente, se está longe liga para saber como estamos, me acompanha em tudo o que pode é um super companheiro.


4. Abandone os maus hábitos - para que o bebê seja saudável, é recomendável que sua mulher tenha hábitos saudáveis, como uma alimentação equilibrada, não fume e fique longe das bebidas alcoólicas. Tudo ficará muito mais fácil para ela se você também embarcar nesse mesmo estilo de vida.

Hummmm... aqui digamos que ele me ajuda um pouco na alimentação saudável, mas eu é que cuido muito mais, pois ele adora uma comidinha diferente, que nem sempre é a mais indicada, então quem fica de olho aqui sou eu mesma. Fumar graças a Deus este vício não existe aqui em casa, já a cervejinha... ai ai ai... esta é impossível tirar totalmente do papai... rsrs... mas ele toma pouquinho por semana, só se estiver em um churrasco com os amigos que abusa um pouco mais, mas eu não ligo, cerveja pra mim não faz falta, o que as vezes tenho vontade de beber é um vinho, mas tudo bem, ficarei quanto tempo for preciso sem tomar uma taça de vinho pelo Felipe :)


5. Colabore para que ela descanse - nos primeiros meses de gravidez, sua parceira provavelmente vai se sentir cansada o tempo todo. Ajude-a a dormir bem sempre que possível. Surpreenda-a com uma massagem depois do banho e organize as coisas para que ela se deite mais cedo.

Neste caso também o papai ajuda, pero no mucho ... rsrs ... ele faz sim massagens nas minhas pernas, porém todas as vezes que eu peço, se não pedir... não tem não... rsrs
Quanto a dormir mais cedo... isto é um caso sério, papai sempre está querendo assistir um jornal, um filme e acaba indo dormir muito tarde.
Mas em contra partida, ele pede para que eu durma até mais tarde, me pede para descansar depois do almoço, em casa não me deixa fazer nada, ele faz tudo, só quer que eu descanse... rs... diz que enquanto eu descanso o Felipe cresce :)


6. Seja um parceiro contra o enjoo - leve o café-da-manhã na cama. Nem que sejam algumas bolachas de água e sal e um copo de água para fazê-la se sentir menos enjoada. Se você estiver inspirado, faça um chá de menta com gengibre para que ela tome ao longo do dia. Ou prontifique-se para ir ao supermercado comprar qualquer coisa que ela ache que vá diminuir a náusea.

Bem esperar café-da-manhã na cama, é algo muuuuuuito difícil, assim como o Nelson gosta de dormir muito tarde, ele nunca levanta antes de mim, é uma tarefa quase impossível, porém eu não tive nenhum enjoo até agora, então não fez diferença nenhuma esta questão.


7. Converse com os amigos - procure seus amigos para desabafar. Seja sobre preocupações financeira, seja sobre as variações de humor da sua mulher, ou as mudanças na vida sexual de vocês.
Se você deixar tudo preso e engasgado dentro de si próprio, uma hora vai acabar descontando na sua parceira e causando mais tensão e estresse.

Acredito que o Nelson converse bastante com os amigos, porém ele é o tipo de pessoa que não gosta de ficar falando da nossa vida particular nem mesmo para os amigos, assim como eu só falo com meus pais, então não sei o que ele faz neste caso, a única coisa que sei é que ele nunca descontou nada em mim, em todos estes anos que estamos juntos, ele é super paciente, conversamos muito e nos entendemos sempre e durante a gestação não tem sido diferente.


8. Pense em nomes para o bebê - a escolha do nome é uma grande decisão só para vocês, como também para seu filho, que terá que conviver com ele pelo resto da vida. Não deixe esse assunto para a última hora.
Converse com sua parceira sobre suas preferências e sobre aqueles nomes absolutamente vetados, assim nenhum de vocês terá que encarar decepções mais para a frente.

Rsrs... neste assunto entramos em um acordo muito rápido e fácil, decidimos que se fosse menina eu escolheria o nome e claro, ele poderia dar palpites e se fosse menino ele escolheria o nome, um dia o Nelson tomando banho e eu do lado de fora conversando com ele começamos a falar sobre o assunto, eis que eu disse que se fosse uma menina queria um nome que começasse com K, e que eu gostava muito de Karina, pronto ele já aceitou.
Levando em consideração a minha colocação da inicial igual ao meu nome, ele começou a pensar em nomes com a letra N para meninos, mas não tinha nenhum que agradasse e colocar Nelson Junior, nem pensar... rsrs... Nesta hora peguei o iPad e busquei uma lista de nomes para meninos e comecei a falar os vários que tinham, até que ele disse Felipe... eu gostei... dai veio a dúvida, Luis Felipe ou somente Felipe e então ele decidiu que seria somente Felipe Dias Brandão... e assim surgiu o nome do nosso Bebê.


9. Participe das compras - a decoração do quarto do bebê e a escolha do melhor carrinho e das primeiras roupinhas são tema de enorme interesse para a sua mulher, mesmo que pareçam menos importantes para você.
Envolva-se e procure curtir também essa temporada de compras. Aproveite a chance para vocês saírem e começarem a construir o mundo do bebê juntos. Você pode até se voluntariar para pesquisar por conta própria as alternativas (que são muitas) de cadeirinhas para o carro.

Compras... este é um item que o papai gosta muito, brinco que em casa os papéis são invertidos, o gastão daqui é o papai e a controladora é a mamãe, se deixar ele quer comprar tudo que vê pela frente, se não estivéssemos em um momento financeiro tão delicado, eu não iria conseguir segurar as compras do papai :)
E o melhor de tudo, papai tem super bom gosto.


10. Organize as finanças - ter um filho é caro. Use o tempo antes de ele nascer para programar melhor, junto com sua mulher, o orçamento da casa e fazer ajustes no que for necessário, desde as despesas da hora do parto. É bom já pensar também no futuro e em como poupar para que, um dia, vocês possam oferecer tudo o que sonham a seu filho.
Saber que as finanças da família estão sob controle trará bem mais segurança à sua parceira, algo superimportante nesta fase.

Este item é um tanto quanto delicado, o momento que estamos passando não é dos mais fáceis e o Nelson ainda tem duas pensões para pagar, sendo assim a redução tem que ser feita aqui em casa mesmo, mas como ele sempre diz, tudo dará certo, a gente vai conseguir, esta confiança enorme que ele tem faz com que ele realmente consiga e eu só tenho que confiar na pessoa maravilhosa e batalhadora que tenho ao meu lado. Sei que fico doida, tem dias que não durmo, mas no final tudo da certo e se ainda não deu certo, é porque ainda temos algo para fazer :)


Hoje tenho plena certeza da importância de um super companheiro do meu lado, as vezes fico imaginando... eu com todo este carinho e cuidado, ainda tem dias que não estou bem, que choro à toa, imagina aquelas mulheres que o companheiro às abandona nesta hora, além de ter que superar todas as incertezas e medos da gestação ainda tem que enfrentar uma dor de um abandono.

Nelson já te contei milhões de vezes que durante o tempo que fiquei sozinha, todas as vezes que ia conversar com Deus, eu pedia, que se fosse para eu me casar novamente que me mandasse uma pessoa com as características que eu achava necessária e eis que Deus me manda você, simplesmente EXATAMENTE como eu pedia, um companheiro para todas as horas, uma pessoa simpática e feliz, um homem carinhoso, um homem que coloca a família em primeiro lugar, um homem trabalhador, um homem inteligente, um homem honesto, um super pai, dentre muitas outras coisas... 
Hoje só tenho a agradecer tudo o que você é comigo e com certeza será com o Felipe, não tenho dúvidas de que o Felipe terá o melhor exemplo de homem a ser seguido.

Te amamos muito :)






Nenhum comentário:

Postar um comentário