A pele do bebê recém-nascido merece muita atenção e cuidado, pois como se sabe ela é bem mais sensível e vulnerável que a dos adultos. É também nesta fase da vida que o sistema imunológico da criança ainda está se desenvolvendo e os anticorpos sendo formados.
Por conta disso é necessário redobrar a atenção a algumas recomendações na lavagem das roupas dos nossos pequenos para, dessa forma, mantê-los longe dos problemas alérgicos.
Então vamos ao assunto.. Lavar as roupinhas
1 - Quando começar a lavar as roupinhas?
Geralmente se indica lavar as roupinhas por volta da semana 30-32, é importante começar pelas roupinhas recém-nascido, assim você já pode ir organizando a mala de maternidade.
2 - O que devemos lavar?
TUDO, não coloque em risco a pele do seu bebê, por isso roupas, luvas, meias, fraldas, cobertores, toalhas, lençóis, ou seja, tudo mesmo, tem que ser lavado, os tecidos podem estar com poeira, ácaros e fungos e afetar a saúde do recém-nascido.
3 - O que preciso ter em casa, antes de iniciar a lavagem das roupinhas?
- uma bacia
- um balde
- um cesto de roupa suja
- sabão neutro ou de coco (pode ser líquido ou em barra) - Eu optei pelo sabão de coco líquido, acho que deixa menos resíduo.
** Lembrando que todos estes produtos devem ser de uso exclusivo para as roupinhas do bebê.
4 - Não misture as roupas do bebê com as peças de adultos durante a lavagem
É muito importante lavar as roupas do bebê separadamente e não misturá-las com as roupas de outros familiares da casa, deve-se ter muito cuidado com o risco de contaminações devido a bactérias que podem estar presentes no suor em regiões como axilas, pés e virilhas nas roupas de adultos.
Por isso também a importância de se ter o balde, bacia e cesto específico para as roupas do bebê. Sim, a pele de nosso bebê é bem delicada e todo cuidado é pouco.
5 - Lavagem a mão x máquina de lavar ?
A grande maioria das indicações é para a lavagem manual, ou seja, a mão. Essa indicação se deve ao fato de se acreditar que a lavagem na máquina pode deixar resíduos dos produtos usados nas roupinhas ou até danificá-las.
Nos dias de hoje onde corremos contra o tempo e buscamos praticidade, isso fica meio inviável. Ainda mais porque a maioria das máquinas de lavar possuem ciclos específicos para roupas delicadas e tem a opção de múltiplos enxágues, com isso as roupinhas não são danificadas nem ficam com resíduos.
É importante fazer uma higienização na máquina antes de colocar as roupinhas do bebê, assim a máquina fica limpa dos possíveis resíduos das lavagens anteriores.
6 - Enxague bem as roupinhas
O enxague é uma das etapas mais importantes para garantir que todo resíduo de produto tenha sido retirado. Enxague com bastante água e mais de uma vez. Essa medida ajuda a evitar coceiras e vermelhidão na pele dos bebês.
NUNCA utilize amaciantes, alvejantes, sabão em pó comum ou removedor de manchas.
7 - Passando a roupinha
Passar em temperatura média/alta de preferência do lado avesso.
Depois de lavadas e passadas, as roupinhas podem ir direto para o armário ou para a cômoda do bebê ou ainda se preferir podem colocar em sacos plásticos para proteger do pó.
Nenhum comentário:
Postar um comentário