Domingo (08/03/2015) é o Dia Internacional das Mulheres, não que os outros 364 não sejam, porém é neste dia que se reforçam todas as lutas das mulheres, aquelas já vencidas e muitas das que ainda estamos por enfrentar.
Um pouco de história, como surgiu o Dia Internacional da Mulher?
No Dia 8 de março de 1857, operárias de uma fábrica de tecidos, situada na cidade norte americana de Nova Iorque, fizeram uma grande greve. Ocuparam a fábrica e começaram a reivindicar melhores condições de trabalho, tais como, redução na carga diária de trabalho para dez horas (as fábricas exigiam 16 horas de trabalho diário), equiparação de salários com os homens (as mulheres chegavam a receber até um terço do salário de um homem, para executar o mesmo tipo de trabalho) e tratamento digno dentro do ambiente de trabalho.
A manifestação foi reprimida com total violência. As mulheres foram trancadas dentro da fábrica, que foi incendiada. Aproximadamente 130 tecelãs morreram carbonizadas, num ato totalmente desumano.
Porém, somente no ano de 1910, durante uma conferência na Dinamarca, ficou decidido que o 8 de março passaria a ser o "Dia Internacional da Mulher", em homenagem as mulheres que morreram na fábrica em 1857. Mas somente no ano de 1975, através de um decreto, a data foi oficializada pela ONU (Organização das Nações Unidas).
Ser mulher é mesmo interessante, mesmo brava é linda. Mesmo alegre, chora. Mesmo tímida, comemora. Mesmo apaixonada, ignora. Mesmo frágil é poderosa!
É da mulher que costumamos ouvir as seguintes frases:
- não tenho roupa
- ele não é fotogênico, mas juro que é bonitinho pessoalmente
- segunda eu começo uma dieta
- não estou com ciúmes, vai lá com sua amiguinha vai
- amiga chego ai em 5 minutos
- estou quase pronta
- vamos ao banheiro amiga
- só mais um minutinho amor
- então tá, não digo mais nada
Estas e muitas outras, irão identificar muitas mulheres no seu dia a dia :)
Porém podemos garantir que por mais que reclamem ninguém vive sem uma mulher ao lado, seja mãe, esposa, namorada, amante, amiga e até mesmo uma inimiga, senão de quem falar mal ?!?!?!?
Aproveito para agradecer o modelo de mulher que me ensina muito na vida, minha mãe Inez Dias, amo você.
Nenhum comentário:
Postar um comentário