sábado, 4 de abril de 2015

Cólicas

Infelizmente devido a complementação que foi necessário fazer para o Felipe, o pobrezinho saiu da maternidade com uma cólica muito forte.

Por volta das 17:00h o Felipe teve a sua primeira crise de cólica, sorte que o remédio era para ser dado as 18:00h e o mesmo faz um efeito quase que imediato para o Felipe, é tomar o remédio e parar de gritar de dor.

Na madrugada de quinta para sexta o Felipe teve uma crise forte de cólica, ele começou a chorar por volta de 21:30h e só foi parar as 02:00h que foi a hora que poderíamos dar o remédio, foi um sofrimento, não sabíamos o que fazer, a vontade era de pegar tudo o que ele sentia e transferir pra gente.

Graças a Deus este foi o último horário que ele teve cólica, acho que o efeito da complementação acabou, agora é só o leite da mamãe e como estou comendo o mais correto possível, espero não causar este incomodo para o meu tesouro.

Mas enfim, quais são os principais sintomas da cólica?
Em um bebê com cólica, podemos notar o seguinte:
- Ele tem crises de choro intenso, e é difícil acalmá-lo.
- Ele encolhe as perninhas e arqueia as costas para trás, estica-se e se espreme enquanto chora.
- Ele solta puns quando chora.
A cólica normalmente ataca no final da tarde e à noite. Em casos difíceis, o bebê chora a qualquer hora do dia. 
Pode até ficar difícil amamentar quando ele está tão desconfortável.

O que posso fazer para tentar consolar o bebê com cólica?
O que fazer, vai depender da possível causa da cólica. Veja algumas possibilidades:
- Reação ao leite materno ou fórmula - Pode ser que o sistema digestivo do bebê ainda seja imaturo, e que algumas substâncias provoquem dor e desconforto. 
O que fazer: Podemos experimentar algumas mudanças em nossa alimentação para ver se o bebê chora menos. A regra básica é, elimine os alimentos que causam gases em você. Os alimentos que se imaginam que possam causar cólica são: leite, chocolate, brócolis, couve-flor, repolho, feijão, cebola e comidas apimentadas.
Lembre-se sempre que uma mãe que amamenta precisa se alimentar bem, e que o leite materno é o melhor para o bebê, não pensem que os bebês que tomam fórmula estão livres das cólicas, muito pelo contrário, que foi o que aconteceu com o Felipe.
Por este motivo, jamais pense em parar de amamentar por causa de uma cólica.

Sistema nervoso imaturo ou sensível demais - Pode ser que o bebê ainda não esteja pronto para tantos estímulos que o mundo joga sobre ele. Se o choro não parecer estar relacionado com a dor de barriga, experimente o seguinte:
- Segure o bebê no colo bem apertadinho.
- Experimente mantê-lo num ambiente sem muitos estímulos, com pouca luz e pouco barulho.
- O bebê chora menos quando está em movimento, por isso carregue-o com você num sling ou canguru, passeie bastante ou balance o carrinho. No caso de choro desesperador da cólica, não adianta ficar pensando em acostumar mal o bebê.
- Barulhos constantes ou ritmados, acalmam alguns bebês.
- Chupar a chupeta podem acalmar o bebê.
- Uma massagem leve também é super indicada.

Dor causada por gases - o bebê se espreme e contorce o tempo todo, parece aliviar somente quando consegue soltar um pum ou quando consegue fazer cocô. Mas o que fazer:
- Colocar o bebê para arrotar depois de cada mamada. 
- Procurar manter o bebê com a cabeça levantada na hora de dar mama, confira se esta pegando o peito direitinho e experimente variar as posições de amamentar.
- Tente colocar uma bolsa de água quente na bariga do bebê, nunca se esqueça de envolver a bolsa em uma toalha.
- Faça movimentos de bicicleta com as pernas dele ou massageie a bariga com delicadeza para estimular a evacuação.



Nenhum comentário:

Postar um comentário