quarta-feira, 13 de agosto de 2014

Força para tentar novamente ...

Depois de 4 meses que tinha feito a cirurgia, minha médica pediu para fazer um exame de nome Histerossalpingografia, este exame iria identificar como estava a minha trompa esquerda, afinal antes de tentar engravidar novamente, precisava ter certeza que a esquerda não tinha o mesmo problema da direita.
No dia 13/05/2014 fiz o exame e a conclusão foi: Cavidade uterina triangular de dimensões e contornos normais em anteversão.

Trocando em miúdos... minha trompa esquerda estava ok, poderia novamente tentar engravidar.


Dúvidas sobre o exame:

A histerossalpingografia é um exame ginecológico de raio-x do útero e trompas de Falópio.
O principal objetivo da histerossalpingografia é avaliar a morfologia das tubas uterinas, verificar se estão desobstruídas ou se estão dilatadas ou obstruídas. Pode também dar informações sobre a anatomia do útero, presença de mal-formações uterinas, pólipos, miomas ou sinequias uterinas.
A histerossalpingografia é feita com a mulher em posição ginecológica, semelhante à coleta do exame de Papanicolau.
Para o exame, injeta-se um líquido chamado contraste através do orifício do colo uterino e realizam-se várias radiografias em sequência com o intuito de se observar o percurso que esse líquido faz por dentro do útero, em direção às tubas uterinas, como mostra a imagem.




As imagens obtidas permitem observar a morfologia dos órgãos reprodutores femininos e avaliar possíveis causas para a infertilidade da mulher. A partir do resultado, o médico pode programar o tipo de tratamento ou procedimento de reprodução assistida que poderá ser aplicado.A histerossalpingografia é normalmente realizada na secção de radiologia e demora aproximadamente 15 minutos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário